|Streaming| Vampiras, folk horror e terror japonês confirmam presença no especial de Halloween da MUBI
Plataforma ainda traz em outubro 'O Mal Não Existe', de Ryusuke Hamaguchi, 'Um Beijo Roubado', de Wong Kar Wai, 'Occupied City', de Steve McQueen.
'Crimes Obscuros', de Kiyoshi Kurosawa
|
Neste Halloween, a MUBI apresenta a coleção Mordidas Femininas: Mulheres Vampiras, que explora a figura da vampira no cinema dos anos 70 até a atualidade. Com um forte subtexto feminista, estes filmes mostram mulheres assumindo o controle de suas próprias histórias, usando o vampirismo como metáfora para abordar os medos contemporâneos. O especial inclui Lábios de Sangue (1975), de Jean Rollin, Desejo e Obsessão (2001), de Claire Denis, e Sanguessugas – Uma Comédia Marxista Sobre Vampiros (2021), de Julian Radlmaier.
Já a coleção de folk horror revela o terror visceral que emerge quando antigas tradições e crenças ancestrais colidem com o mundo moderno, expondo o desconhecido e o poder de comunidades isoladas. Midsömmar – O Mal Não Espera a Noite (2019) e O Homem de Palha (1973) exploram os sacrifícios e os vilarejos remotos, onde o folclore e o isolamento se tornam ingredientes para pesadelos perturbadores. São filmes que transportam o espectador para universos em que rituais antigos e o medo do diferente transformam-se em uma experiência de horror irresistível.
Ganhando força na década de 90, o fenômeno do terror japonês absorveu influências do cinema norte-americano, mas desenvolveu histórias originais que impactaram profundamente o gênero. Ringu (1998), dirigido por Hideo Nakata, apresenta a terrível história de uma fita de vídeo amaldiçoada que causa a morte em uma semana - mais tarde foi adaptada em Hollywood com Naomi Watts. Já Crimes Obscuros (2006), de Kiyoshi Kurosawa, acompanha um detetive que investiga uma série de assassinatos, destacando o estilo marcante do diretor. A coleção presta homenagem a um gênero que funde o terror visceral com um tom psicológico, feito no Japão e que redefiniu o horror ao redor do mundo.
em outubro, a MUBI também traz Occupied City, dirigido pelo vencedor do Oscar® Steve McQueen, que oferece uma reflexão poderosa sobre a ocupação nazista de Amsterdã, conectando esse período histórico sombrio com eventos recentes, como a pandemia e protestos globais. Baseado no livro Atlas de uma Cidade Ocupada, de Bianca Stigter, o filme cria um diálogo visual entre passado e presente, capturando a cidade sob toque de recolher pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Filmado em 35mm, é uma experiência poética e envolvente sobre memória histórica e seu impacto no futuro.
Confira abaixo, a tabela com a programação de outubro da MUBI:
MUBI | OUTUBRO 2024
Data
Título
Diretor
Categoria/contexto
01/10
Lábios de Sangue
Jean Rollin
Mordidas Femininas: Vampiras no Cinema
01/10
Les Saignantes
Jean-Pierre Bekolo
Mordidas Femininas: Vampiras no Cinema
04/10
A Place Without Fear
Susanne Deeken
Breves Encontros
04/10
Midsommar
Ari Aster
Folk Horror
04/10
O Homem de Palha
Robin Hardy
Folk Horror
04/10
O Mal Não Existe
Ryusuke Hamaguchi
Recentes & Excelentes
08/10
Diamond Island
Davy Chou
09/10
Milão Calibre 9
Fernando Di Leo
11/10
Desejo e Obsessão
Claire Denis
Mordidas Femininas: Vampiras no Cinema
11/10
Sanguessugas - Uma Comédia Marxista sobre Vampiros
Julian Radlmaier
Mordidas Femininas: Vampiras no Cinema
11/10
Um Beijo Roubado
Wong Kar Wai
Apaixonante: O Cinema de Wong Kar Wai
11/10
Occupied City
Steve McQueen
Recentes & Excelentes
11/10
A Professora do Jardim de Infância
Sara Colangelo
18/10
Ringu
Hideo Nakata
Japanese Horror
18/10
Crimes Obscuros
Kiyoshi Kurosawa
Japanese Horror
18/10
O Massacre da Serra Elétrica
Tobe Hooper
Assista Se For Capaz: Especial De Halloween
18/10
Self-Portrait as a Coffee Pot
William Kentridge
23/10
De Crápula a Herói
Roberto Rossellini
25/10
O Babadook
Jennifer Kent
Assista Se For Capaz: Especial De Halloween
29/10
Os Donos
Agustín Toscano,
Ezequiel Radusky