|Festivais| 51º Festival de Cinema de Gramado anuncia filmes da mostra competitiva
Mais importante festival do Brasil, evento acontece entre os dias 11 e 19 de agosto na cidade gaúcha.
|
Na manhã desta terça-feira, 04 de julho, a organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou os filmes que irão compor as mostras competitivas de sua 51ª edição. Dos mais de mil títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram seis Longas-Metragens Brasileiros, cinco Longas-Metragens Documentais e cinco Longas-Metragens Gaúchos.
Mais uma vez, a diversidade e o ineditismo permeiam a seleção. Dentre os longas brasileiros, as seis produções terão premiére mundial em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando thriller, drama, ficção, biografias e documentários. Os gaúchos não ficam de fora e demonstram a potência do cinema feito no Estado.
Os filmes serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 12 e 18 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Na noite do dia 19 de agosto, serão revelados os vencedores dos Kikitos.
Durante o encontro com os jornalistas, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, enfatizou que o mais importante desta edição é começar a construção de uma nova década. “Esse será mais um ano para apresentar novidades e continuar evoluindo, sempre vencendo desafios. A nossa equipe está trabalhando intensamente para trazer o melhor do audiovisual a Gramado. Vocês podem observar pela qualidade dos filmes anunciados. Temos a certeza de que vamos começar a década com uma edição que inova nos formatos”, afirmou.
Marcos Santuario, curador do festival, destacou o árduo trabalho que teve ao lado da atriz argentina Soledad Villamil e do ator e diretor Caio Blat na seleção dos filmes. “Essa é uma das seleções mais potentes dos últimos anos, e também uma das mais difíceis. Foram muitos filmes inscritos, e muitos filmes bons. Nossa busca foi por manter a qualidade, sempre com um olhar para produções criativas e que contemplem elementos inovadores. Observar a diversidade geográfica e narrativa, dando espaço para consagrados realizadores e novos talentos que surgem nas produções nacionais, também foram questões às quais nos atemos”, salienta.
As atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia ainda serão homenageadas com o Troféu Oscarito, enquanto que Alice Braga receberá o Kikito de Cristal.
Confira abaixo os filmes na disputa pelo troféu Kikito:
Longas brasileiros
- "Angela", de Hugo Prata
- "Mais pesado é o céu", de Petrus Cariry
- "Mussum, o filmis", de Silvio Guindane
- "O barulho da noite", de Eva Pereira
- "Tia Virgínia", de Fabio Meira
- "Uma família feliz", de José Eduardo Belmonte
Documentários brasileiros
- "Anhagabaú", de Lufe Bollini
- "Da porta pra fora", de Thiago Foresti
- "Luis Fernando Verissimo — O filme", de Luzimar Stricher
- "Memórias da chuva", de Wolney Oliveira
- "Roberto Farias — Memórias de um cineasta", de Marise Farias
Longas gaúchos
- "Céu aberto", de Elisa Pessoa
- "Hamlet", de Zeca Brito
- "O acidente", de Bruno Carboni
- "Sobreviventes do pampa", de Rogério Rodrigues
- "Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre", de Boca Migotto