|Streaming| Filmicca traz em dezembro raridades do cinema em versões restauradas
Além das estreias, a plataforma apresenta uma coleção com 6 obras da lista atualizada da prestigiosa revista britânica Sight and Sound com os 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos.
![]() |
'Vamos Conversar, Avó' / Filmicca
|
Em dezembro a FILMICCA traz 5 filmes restaurados e raridades do cinema para seus assinantes. Além das estreias, a FILMICCA apresenta uma coleção com 6 obras da lista atualizada da prestigiosa revista britânica Sight and Sound com os 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos.
A coleção conta com o filme número 1 da lista, a obra-prima monumental “Jeanne Dielman”, de Chantal Akerman. A cada década, desde 1952, a revista publica a atualização da lista, e esta é a primeira vez que uma obra dirigida por uma mulher ocupa a primeira posição! A escolha dos títulos é realizada por críticos, programadores, curadores, arquivistas e acadêmicos, que escolhem dez filmes cada um.
Na coleção do streaming também estão “As Pequenas Margaridas” de Vera Chytilová, “M - O Vampiro de Dusseldorf” de Fritz Lang, “A Palavra” de Carl Theodor Dreyer, “O Piano” de Jane Campion e “Notícias de Casa” também de Chantal Akerman.A coleção pode ser acessada aqui: https://www.filmicca.
![]() |
'Jeanne Dielman' / Filmicca
|
ESTREIAS DO MÊS:
Começando os lançamentos de Dezembro, está o precioso documentário “Vamos Conversar, Avó”, do Djibril Diop Mambéty, que realizou um filme-poema sobre as filmagens do longa “Yaaba”, do diretor Idrissa Ouédraogo, em Brukina Faso. O filme em versão restaurada já esta na Filmicca.
A Coleção do Cinema Tcheco irá aumentar neste mês! Quatro raridades chegam na plataforma em versão restaurada.
A primeira delas é “Uma Carroça para Viena”, do diretor Karel Kachyna, um suspense psicológico que conta a história de três personagens no fim da Segunda Guerra Mundial. Estreia dia 16 de Dezembro.
No dia 23, a estreia da semana é “Uma Jornada Distante”, filme de estreia do diretor Alfréd Radok, é um melodrama com ecos do expressionismo, entre documentário e a ficção, que se passa durante o Holocausto. A versão restaurada foi exibida no Festival de Berlim.
Adaptado da peça de Karel Capek, encenada pela primeira vez em janeiro de 1937, numa época em que o perigo do nazismo era iminente, “A Queda do Ditador” foi dirigido por Hugo Haas e mostra o surgimento de uma bactéria muito destrutiva, que se espalha rapidamente, ao mesmo tempo em que um ditador tem persuadido com sucesso a nação com seus discursos inflamados sobre sua superioridade. No entanto, um médico conseguiu desenvolver uma cura, só que ele se recusa a revelar o segredo até que os poderosos parem a guerra. Estreia no dia 28 de Dezembro.
Já no dia 30, chega “Pérolas das Profundezas”, é um filme antológico coletivo referido como o “manifesto da Nouvelle Vague Tcheca”. Com obras dirigidas por Vera Chytilová, Jirí Menzel, Jan Nemec, Jaromil Jireš e Evald Schorm, os curtas são baseados em uma coletânea de contos do autor Bohumil Hrabal. O filme foi premiado com o Prêmio da Crítica no Festival de Locarno.
Serviço: Onde assistir: www.filmicca.com.br