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|Mostras| Mostra inédita sobre cinema indígena brasileiro acontece no IMS

|Mostras| Mostra inédita sobre cinema indígena brasileiro acontece no IMS

Dividida em seis eixos temáticos, a mostra, que inclui longas, curtas, animações e documentários, é a mais ampla retrospectiva já realizada no Instituto Moreira Salles.

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'ATL - Acampamento Terra Livre' (2017), de Edgar Kanaykõ Xakriabá

 

Em abril, o Cinema do IMS apresenta a mostra Demarcação das telas e revolução das imagens: celebrando a produção audiovisual indígena no Brasil. A retrospectiva se debruça sobre as últimas décadas de produção cinematográfica de autoria e coautoria indígena no Brasil e é um desdobramento da exposição Xingu: contatos, que esteve em cartaz no IMS Paulista até 9 de abril.


Com curadoria de Graci GuaraniTakumã Kuikuro e Christian Fischgold, será apresentada uma seleção de 30 filmes dirigidos ou codirigidos por cineastas indígenas de todas as regiões do país. A mostra acontece na cidade de São Paulo, a partir do dia 25 de abril, e segue ao longo do mês de maio.


A programação também inclui debate com os curadores da mostra, após a sessão “Cinema indígena e meio ambiente”. O bate-papo acontece no cineteatro do IMS Paulista, no dia 25 de abril, às 19h30.


O objetivo da retrospectiva é reforçar a importância política, social, econômica e estética do cinema para os povos indígenas, apresentando uma extensa variedade de linguagens, divididas em seis eixos temáticos: Imagens-espírito, Resistência política, Meio ambiente, Animações, Linguagens artísticas e Clássicos.


“Atualmente, cerca de 90% das comunidades indígenas brasileiras possuem seu próprio cineasta. Esses artistas transformaram suas comunidades em poderosos centros de produção de imagens, e ocuparam uma posição importante no intercâmbio da produção simbólica, fortalecendo significativamente uma cadeia produtiva com diversas possibilidades de formação e atuação”, comentam os curadores da mostra.

Entre os títulos apresentados, estão Zawxiperkwer Ka’a -- Guardiões da floresta (2019), de Jocy Guajajara e Milson Guajajara, ATL -- Acampamento Terra Livre (2017), de Edgar Kanaykõ Xakriabá, Kaapora -- O chamado das matas (2020), de Olinda Muniz Wanderley, e Yarang Mamin (2019), de Kamatxi Ikpeng, que trazem uma perspectiva da importância do audiovisual como ferramenta para a luta política, a proteção do território, a reivindicação de direitos e a relação das comunidades indígenas com o meio ambiente.


Outros destaques são os clássicos do cinema indígena brasileiro realizados nas décadas de 1990 e 2000, como Wapté Mnhõnõ -- A iniciação do jovem Xavante (1999), de Divino Tserewahú, e Shomõtsi (2001), de Wewito Piyãko, além de produções contemporâneas e mais recentes, como Tamuia (2021), de Denilson Baniwa, e Karaiw a’e wà (2022), de Zahy Tentehar.
 

Também serão exibidos trabalhos que ressaltam a apropriação das linguagens técnicas dos filmes de animação como exemplos do acionamento das culturas visuais indígenas, que dialogam com um público ainda mais abrangente.
 

Para os curadores da mostra, a ideia foi “priorizar a diversidade temática, territorial, de deslocamentos e pertencimentos das obras selecionadas. Se a literatura e as artes visuais indígenas consolidaram nomes singulares de qualidade indiscutível, foi o trabalho com o audiovisual que melhor se integrou à paisagem social das comunidades indígenas no Brasil, uma vez que se trata das formas de ouvir e enxergar (áudio/visual) o que está no princípio de suas culturas.”
 

Serviço
 

Mostra de filmes Demarcação das telas e revolução das imagens: celebrando a produção audiovisual indígena no Brasil
 

Programação completa: clique aqui
 

IMS Paulista
Início: 25 de abril
Avenida Paulista, 2424
Ingressos: R$ 10 (inteira) e 5 (meia)
 

Os ingressos das sessões do IMS Paulista podem ser adquiridos neste site e na bilheteria do centro cultural, para sessões do mesmo dia.


Relação de filmes exibidos na mostra


Cinema indígena e meio ambiente

Kaapora -- O chamado das matas, Olinda Muniz Wanderley | Brasil | 2020, 20', DCP

Yarang Mamin, Kamatxi Ikpeng | Brasil | 2019, 21', DCP

Sonho de fogo, Alberto Alvares | Brasil | 2020, 7', DCP

Amne adji papere mba -- Carta Kisêdjê para o RIO+20, Kamikia Kisêdjê | Brasil | 2012, 11', DCP


Cinema indígena e resistência política 

Os espíritos só entendem nosso idioma, Cileuza Jemjusi, Robert Tamuxi e Valdeilson Jolasi | Brasil | 2019, 5', DCP

Ava Yvy Vera − A terra do povo do raio, Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Jhonn Nara Gomes, Jhonatan Gomes, Edina Ximenez, Dulcídio Gomes, Sarah Brites, Joilson Brites | Brasil | 2017, 52', DCP

Zahy − Fábula do Maracanã, Zahy Tentehar e Felipe Bragança | Brasil | 2012, 5', arquivo digital

Zawxiperkwer Ka’a -- Guardiões da Floresta, Jocy Guajajara e Milson Guajajara | Brasil | 2019, 50', DCP

ATL -- Acampamento Terra Livre, Edgar Kanaykõ Xakriabá | Brasil | 2017, 7', DCP


Clássicos

Marangmotxíngmo Mi¨rang: das crianc¸as Ikpeng para o mundo, Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng, Natuyu Yuwipo Txicão | Brasil | 2001, 35', DCP

Shomõtsi, Wewito Piyãko | Brasil | 2001, 42', DCP

Wapté Mnhõnõ -- A iniciação do jovem Xavante, Divino Tserewahú | Brasil | 1999, 56', DCP

Bicicletas de Nhanderú, Ariel Duarte Ortega e Patricia Ferreira (Keretxu) | Brasil | 2011, 48', DCP

Ma Ê Dami Xina: já me transformei em imagem, Zezinho Yube | Brasil | 2008, 31', DCP


Imagens-espírito

Ooni, Liliy Baniwa e Naiara Alice Bertoli | Brasil | 2021, 7', DCP

O que me leva não é mercadoria de bolso, Barbara Leite Matias | Brasil | 2022, 6', DCP

Teko Haxy -- Ser imperfeita, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro | Brasil | 2018, 39', DCP

Yãmi~yhex: as mulheres-espírito, Sueli Maxakali e Isael Maxakali | Brasil | 2019, 76', DCP


Linguagens artísticas

Jayankiri, Natali Mamani | Brasil | 2021, 10', DCP

O verbo se fez carne, Ziel Karapotó | Brasil | 2019, 6', DCP

Tamuia, Denilson Baniwa | Brasil | 2021, 11', DCP

Lithipokoroda, Lilly Baniwa | Brasil | 2020, 28', DCP

Yãy tu nunãhã payexop: Encontro de pajés, Sueli Maxakali | Brasil | 2021, 28', DCP

Karaiw a’e wà, Zahy Tentehar | Brasil | 2022, 15', DCP


Animações

Kanau’kyba, Gustavo Cabocco e Pedra do Bendegó | Brasil | 2021, 11', DCP

A festa dos encantados, Masanori Ohashy | Brasil | 2016, 14', DCP

Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali, Isael Maxakali e Charles Bicalho | Brasil | 2016, 13', DCP

Mãtãnãg, a encantada, Shawara Maxakali e Charles Bicalho | Brasil | 2019, 14', DCP

Ga vi: a voz do barro, Ana Letícia Meira Schweig, Angélica Domingos, Cleber kronun de Almeida, Eduardo Santos Schaan, Geórgia de Macedo Garcia, Gilda Wankyly Kuita, Iracema Gãh Té Nascimento, Kassiane Schwingel, Marcus A. S. Wittmann, Nyg Kuita, Vini Albernaz | Brasil | 2021, 11', DCP

Amazônia sem garimpo, Julia Bernstein e Tiago Carvalho | Brasil | 2022, 7', DCP

 

Confira os dias e horários de cada sessão no site do IMS.


Mostra Demarcação das telas e revolução das imagens: celebrando a produção audiovisual indígena no Brasil

Realização: Instituto Moreira Salles.

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