Português (Brasil)

|Mostras| IMS homenageia 90 anos de Eduardo Coutinho com programação especial

|Mostras| IMS homenageia 90 anos de Eduardo Coutinho com programação especial

Para celebrar a vida e obra do diretor, o centro cultural apresenta, em maio, programação especial com exibições em 35 mm.

Compartilhe este conteúdo:

Eduardo Coutinho em 1987 / Foto de Zeca Guimarães.

 

Um dos principais expoentes do documentário no Brasil, Eduardo Coutinho (1933-2014) completaria 90 anos em maio. Para celebrar sua produção, o IMS Paulista exibirá, ao longo do ano, uma seleção de obras do cineasta. Neste mês, a programação inclui quatro filmes feitos na primeira década dos anos 2000, todos projetados em cópias 35 mm: Edifício MasterPeõesO fim e o princípio e Jogo de cena.

Em texto inédito publicado na revista de Cinema do IMS, o cineasta João Moreira Salles, produtor de parte significativa dos filmes de Coutinho e presidente do Conselho do IMS, especula qual seria a possível próxima produção do diretor e reflete sobre seus trabalhos: "Coutinho nunca se repetiu, e essa é uma das grandes belezas do seu cinema. Seu trabalho não é uma coleção de filmes pontuais, mas um processo por meio do qual o cinema é pensado. Nesse sentido, ele é um dos poucos cineastas brasileiros dos quais se pode dizer que têm uma obra, entendida aqui como um conjunto mais rico do que as partes. Cada filme avança uma casa em relação ao anterior, como quem, pé ante pé, frame ante frame, se aproxima sempre mais da fronteira além da qual o cinema se desfaz. Sua obra permite aferir o mínimo necessário para que um filme seja filme. Basta pensar no que Coutinho vai deixando pelo caminho à medida que avança: argumento, roteiro, narração, trilha sonora, movimento de câmera, as ferramentas básicas da profissão."

Exibido nos dias 9 e 13 de maioEdifício Master (2002) traz entrevistas com moradores de um prédio emblemático em Copacabana. Entre eles, um casal de meia-idade que se conheceu pelos classificados de um jornal, um ator aposentado, um ex-jogador de futebol e um porteiro desconfiado de que o pai adotivo, com quem sonha toda noite, é seu pai verdadeiro. Já em Peões (2004), projetado nos dias 13 e 16 de maio, Coutinho conversa com metalúrgicos do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980. Eles falam das origens, da participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então.

Com sessões nos dias 20 e 25 de maioO fim e o princípio (2006) reúne depoimentos de moradores do Sítio Araçás, uma comunidade rural no sertão da Paraíba, onde vivem 86 famílias, a maioria delas ligadas por laços de parentesco. Em Jogo de cena (2007), Coutinho tensiona ao máximo os limites entre realidade e ficção, alternando as falas de 23 mulheres sobre suas trajetórias de vida com interpretações dessas mesmas histórias feitas por atrizes.O longa-metragem será exibido nos dias 27 e 30 de maio.

Entre os filmes que serão exibidos em junho está Dona Flor e seus dois maridos, de Bruno Barreto, que tem Coutinho como um de seus roteiristas.Coutinho ao longo do ano

Além do IMS Paulista, a obra do cineasta é fonte de homenagens nos demais centros culturais em 2023. Em março deste ano, o IMS Rio promoveu uma exibição especialdofilme Edifício Master. A sessão de cinema, cujos ingressos esgotaram, foi a última realizada antes do centro cultural fechar temporariamente ao público.

Já o IMS Poços apresentará, no segundo semestre deste ano, a exposição Ocupação Coutinho, resultado de uma parceria do Itaú Cultural com o IMS, que detém o acervo do diretor. Atualmente fechado para reformas, o centro cultural reabrirá no segundo semestre, tendo a mostra como um dos seus principais destaques.

A exposição aborda a vida e obra do diretor, a partir de fotografias, depoimentos e documentos. Há, por exemplo, o roteiro do filme Cabra marcado para morrer, além de vários cadernos com anotações de Coutinho, principal ferramenta usada pelo cineasta na preparação dos filmes. Também são exibidos trechos de filmes, cartas trocadas pelo cineasta, entre outros materiais.

A programação inclui ainda uma grande retrospectiva dos filmes de Coutinho, apresentada pela primeira vez na cidade de Poços de Caldas.

Serviço

Coutinho 90 | IMS Paulista

Edifício Master

Eduardo Coutinho | Brasil | 2002, 110’, 35 mm

Exibições: 9 de maio, às 20h, e 13 de maio, às 16h

Peões

Eduardo Coutinho | Brasil | 2004, 85’, 35 mm

Exibições: 13 de maio, às 18h15, e 16 de maio, às 20h,

O fim e o princípio

Eduardo Coutinho | Brasil | 2006, 110’, 35 mm

Exibições: 20 de maio, às 18h, e 25 de maio, às 20h

Jogo de cena

Eduardo Coutinho | Brasil | 2007, 103’, 35 mm

Exibições: 27 de maio, às 18h, e 30 de maio, às 20h

 

Ingressos: R$ 10 (inteira) e 5 (meia)

Os ingressos das sessões do IMS Paulista podem ser adquiridos no site ingresso.com e na

bilheteria do centro cultural, para sessões do mesmo dia.

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

São Paulo

Tel.: 11 2842-9120

Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h.

Entrada gratuita

 

Ocupação Eduardo Coutinho | IMS Poços

Período expositivo: segundo semestre de 2023

IMS Poços

Rua Teresópolis, 90

Poços de Caldas, MG, Brasil

35 3722 2776

Entrada gratuita

Compartilhe este conteúdo: