|Mostras| Cinemateca Brasileira exibe 'Mostra de Cinema Francês Contemporâneo'
Em parceria com Embaixada da França no Brasil e Institut Français, a mostra - que ocorre entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro - exibe 10 longas e oferece curso ministrado pelo Prof. Michel Marie, da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle).
'Nocturama' / Bertrand Bonello
|
Entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra CINEMA FRANCÊS CONTEMPORÂNEO, um recorte da produção francesa recente que evidencia os caminhos que a filmografia do país vem tomando nos últimos anos. A mostra é uma correalização entre Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Institut Français e Cinemateca Brasileira, e será acompanhada por um curso de dois dias ministrado pelo professor Michel Marie, da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle).
Historicamente, o cinema francês usufrui de um enorme destaque na cinematografia mundial por suas experiências formais e pelas reflexões teóricas que provoca – sobretudo pela geração da Novelle Vague e seus consagrados auteurs (autores). Embora esteja em outro momento histórico, o cinema contemporâneo da França ainda demonstra ser uma forte potência, com experimentações estéticas diversificadas e recortes temáticos de relevância.
Diante dessa ampla produção, a mostra CINEMA FRANCÊS CONTEMPORÂNEO busca ressaltar alguns destaques das muitas vertentes do cinema francês pós 2010, passando por documentários, animações e ficções de diferentes gêneros.
A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.
SOBRE O CURSO
O curso será composto por duas aulas presenciais 3/02 (16h30) e 4/02 (17h30) sobre os filmes da mostra. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site da Cinemateca Brasileira. Haverá emissão de certificado para os participantes.
* Michel Marie é professor de história do cinema na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). É autor de livros como A Nouvelle Vague e Godard e Dicionário teórico e crítico de cinema.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 31 de janeiro
18h – NOCTURAMA (Nocturama)
França, 2016, 130min, cor, 16 anos
Direção: Bertrand Bonello
Elenco: Finnegan Oldfield, Vincent Rottiers, Manal Issa, Hamza Meziani, Martin Guyot, Laure Valentinelli, Jamil Mccraven, Rabah Naït Oufella, Adèle Haenel
Sinopse: Após colocarem bombas nas ruas de Paris, um grupo de jovens desiludidos passam uma noite tensa escondidos em um shopping de luxo. Vencedor do prêmio SIGNIS do Festival de San Sebastian, menção honrosa no Festival de Mar del Plata, seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto e Festival Internacional de Cinema de Roterdã.
20h30 – BARBARA (Barbara)
França, 2017, 97 min, cor, 16 anos
Direção: Mathieu Amalric
Elenco: Jeanne Balibar, Mathieu Amalric, Clement Aurore, Vincent Peirani, Aurore Clément, Grégoire Colin
Sinopse: Um diretor decide fazer um filme biográfico sobre Barbara, uma lendária cantora francesa. Aos poucos, realidade e ficção vão se fundindo tanto para a equipe do filme, quanto para a atriz. Filme de abertura da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2017.
Quinta-feira, 1º de fevereiro
18h - Paul Sanchez está de volta (Paul Sanchez est revenu)
França/Bélgica, 2017, 111min, cor, 14 anos
Direção: Patricia Mazuy
Elenco: Laurent Lafitte, Zita Hanrot, Philippe Girard
Sinopse: Ninguém acredita quando Paul Sanchez, um notório criminoso, reaparece depois de 10 anos. Ninguém, exceto Marion, uma jovem policial que passa a fazer de tudo para capturá-lo.
Classificação indicativa: 14 anos
20h10 - Trois jours et une vie
França/Bélgica, 2019, 120min, cor, 14 anos
Direção: Nicolas Boukhrief
Elenco: Pablo Pauly, Sandrine Bonnaire, Philippe Torreton, Charles Berling
Sinopse: No Natal de 1999, em uma cidadezinha no norte da França, a vida do pequeno Antoine é tragicamente marcada pelo assassinato de um cão e pelo misterioso desaparecimento de uma criança.
Sexta-feira, 2 de fevereiro
18h - Crime em Roubaix (Roubaix une lumière)
França, 2019, 119min, cor, 14 anos
Direção: Arnaud Desplechin
Elenco: Roschdy Zem, Sara Forestier, Léa Seydoux, Antoine Reinartz
Sinopse: Na noite de Natal, em uma pequena cidade no norte da França, o chefe de polícia e seu novo assistente precisam que investigar o assassinato brutal de uma senhora. As vizinhas da vítima são interrogadas – elas são alcoólatras e apaixonadas. Filme exibido na competição oficial do Festival de Cannes em 2019.
20h15 – Embarque (A l’abordage)
França, 2020, 95min, cor, 12 anos
Direção: Guillaume Brac
Elenco: Salif Cissé, Éric Nantchouang, Edouard Sulpice, Asma Messaoudene
Sinopse: Félix e Alma se conhecem por acaso e passam uma noite juntos. Eles vivem realidades muito distintas – enquanto ele precisa trabalhar, ela está saindo de férias com sua família. Ele decide surpreendê-la e parte em viagem com um amigo para encontrá-la do outro lado da França. Seleção oficial e menção honrosa do júri FIPRESCI no Festival de Berlim de 2020.
Sábado, 3 de fevereiro
14h – Albatros (Albatros)
França/Bélgica, 2020, 115min, cor, 14 anos
Direção: Xavier Beauvois
Elenco: Jérémie Renier, Marie-Julie Maille, Iris Bry, Victor Belmondo
Sinopse: O policial Laurent pretende se casar com Marie, com quem tem uma filha. Contudo, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando acidentalmente mata um fazendeiro, quando tentava impedi-lo de cometer suicídio. Seleção oficial do Festival de Berlim de 2021.
16h30 - Curso – Cinema francês no século XXI
Aula 1 com Michel Marie
19h – Mandíbulas (Mandibules)
França/Bélgica, 2020, 72min, cor, 14 anos
Direção: Quentin Dupieux
Elenco: Grégoire Ludig, David Marsais, Adèle Exarchopoulos, India Hair, Roméo Elvis, Coralie Russier
Sinopse: Quando dois amigos encontram uma mosca gigante presa no porta-malas de um carro, decidem adestrá-la com a esperança de ganhar muito dinheiro com isso.
Ano: 2020
Domingo, 4 de fevereiro
14h – Nós (Nous)
França, 2022, 115min, cor, livre
Direção: Alice Diop
Elenco: Ismael Soumaïla Sissoko, N’deye Sighane Diop, Pierre Bergounioux, Bamba Sibi, Marcel Balnoas, Ethan Balnoas
Sinopse: Encontros em uma linha de trem que cruza Paris e seu subúrbio de norte a sul: uma faxineira, um mecânico, um escritor, uma enfermeira e a própria cineasta revisitando o lugar de sua infância.
16h – OS ANOS SUPER 8
França, 2023, 62min, cor, livre
Direção: David Ernaux-Briot, Annie Ernaux
Sinopse: Vídeos caseiros em super-8 da família de Annie Ernaux revelam não somente a vida doméstica, mas também um testemunho precioso sobre o lazer, o estilo de vida e as aspirações de uma classe social na França dos dez anos que se seguem após 1968. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2022.
17h30 - Curso – Cinema francês no século XXI
Aula 2 com Michel Marie