Português (Brasil)

|Mostras| Cinemateca Brasileira apresenta retrospectiva do diretor e roteirista Sérgio Tréfaut

|Mostras| Cinemateca Brasileira apresenta retrospectiva do diretor e roteirista Sérgio Tréfaut

Os filmes terão exibições gratuitas de 8 a 17 de setembro; o cineasta fala com o público no encerramento da mostra, após a sessão de 'A Noiva'.

Compartilhe este conteúdo:

'A Noiva' / Sérgio Tréfaut

 

Exilado aos 11 anos de idade, após seu irmão mais velho ser preso e torturado pela ditadura, Sérgio Tréfaut transitou entre Paris e Lisboa e realizou filmes em diversos idiomas, sempre ecoando o sentimento de desterro. São filmes que constroem retratos coletivos, composto por várias vozes, em que a ficção e o documentário se entrecruzam.

Composta por treze títulos, a mostra conta ainda com uma conversa com o cineasta no dia 17 de setembro, às 15h30.

A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Sexta-feira, 08 de setembro

18h

OUTRO PAÍS

Portugal, 1999, 70min, p/b|cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Elenco: Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Robert Kramer, Thomas Harlan, Pea Holmquist, Guy Le Querrec, Dominique Issermann

Sinopse: A Revolução Portuguesa (1974-75) vista por alguns dos maiores fotógrafos e cineastas internacionais que testemunharam o evento. Quais eram os seus sonhos e expectativas? O que ficou do sonho da revolução? Um documentário com arquivos históricos excepcionais.

ENTREVISTA A ROBERT KRAMER

Portugal, 2015, 35min, P&B/cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Elenco: Robert Kramer

Sinopse: Bruto não editado das filmagens realizadas para Outro país, este último depoimento de Robert Kramer (1939-1999) é um testemunho único sobre o percurso do realizador norte-americano, onde fala da sua militância política, da sua forma de fazer cinema, da sua relação com Portugal e com os movimentos revolucionários.

 

20h

ALCIBÍADES

Portugal, 1992, 26min, cor, 14 anos

Elenco: Maria de Medeiros, Pedro Fradique, Pedro Cabrita Reis, Luís Miguel Cintra

Direção: Sérgio Tréfaut

Sinopse: Fábula musical inspirada no Banquete de Platão. Num monólogo sem pudor, o jovem aristocrata Alcibíades confessa as suas estratégias para conquistar o filósofo Sócrates – certo de que o saber pode ser transmitido por contacto físico.

FLEURETTE

Portugal, 2002, 80min, cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Sinopse: Uma história de família invulgar. Será que conhecemos as pessoas que nos são próximas? Será que a queremos conhecer? Sérgio tenta compreender o passado de sua mãe, Fleurette, de 79 anos. Apesar da sua resistência inicial, pouco a pouco, Fleurette vai revelando quase uma outra vida, onde o amor esteve intimamente relacionado com a política – da França ocupada e da Alemanha nazi até à ditadura brasileira e à Revolução dos Cravos.

 

Sábado, 09 de setembro

 

17h45 – LISBOETAS

Portugal, 2004, 100min, cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Sinopse: Documentário sobre a vaga de imigração que mudou Portugal no virar do século. Lisboetas é uma janela aberta para novas realidades: modos de vida, mercados de trabalho, direitos, cultos religiosos, identidades. Uma viagem quase musical a uma Lisboa desconhecida.

 

20h - WAITING FOR PARADISE

Portugal/Espanha, 2009, 20min, cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Sinopse: Todas as semanas celebram-se casamentos na Cidade dos Mortos. São festas surpreendentes, que duram vários dias, sempre dentro do cemitério. Começam de manhã, no momento em que se prepara o colchão dos noivos. Dias mais tarde o processo culmina numa festa

A CIDADE DOS MORTOS

Portugal/Egito/Espanha, 2009, 60min, cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Sinopse: A Cidade dos Mortos, no Cairo, é a maior necrópole do mundo. Um milhão de pessoas vivem dentro do cemitério, onde há de tudo: padarias, cafés, escolas, teatros de fantoche. A Cidade dos Mortos é gigante, mas funciona como uma pequena aldeia, onde as mães procuram o melhor partido para as suas filhas, os rapazes correm atrás das moças e os vizinhos discutem todos os dias.

 

Domingo, 10 de setembro

 

18h - VIAGEM A PORTUGAL

Portugal, 2011, 75min, p&b/cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Elenco: Maria de Medeiros, Isabel Ruth, Makena Diop

Sinopse: Vinte e quatro horas num aeroporto português. Entre todos os passageiros do seu avião, Maria, uma jovem ucraniana, é a única a ser detida e interrogada. A situação transforma-se num pesadelo quando a polícia percebe que o homem que a espera no aeroporto é senegalês. Imigração ilegal? Tráfico de seres humanos? Viagem a Portugal é inspirado numa história real.

 

20h - ALENTEJO, ALENTEJO

Portugal, 2014, 96min, cor, 14 anos

Elenco: Os Camponeses de Pias, Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Grupo da Casa do Povo de Serpa, Os Ceifeiros de Cuba, Grupo do Sindicato Mineiro de Aljustrel, Papoilas do Corvo, Coro Feminino Cantares de Alcáçovas, Os Rouxinóis da Damaia, Os Bubedanas

Sinopse: Alentejo, Sul de Portugal. Dezenas de grupos amadores reúnem-se para ensaiar antigos cantos polifónicos e improvisar modas sobre o tempo presente. Nascido nas tabernas e nos campos, o cante transmitiu-se ao longo de várias gerações. Alentejo, Alentejo é uma viagem a um modo de expressão musical único e à paixão dos seus intérpretes.

 

Sexta-feira, 15 de setembro

 

18h – TREBLINKA

Portugal/Rússia, 2016, 61min, cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Elenco: Kirill Kashlikov, Isabel Ruth

Sinopse: Rússia, Ucrânia e Polônia: um comboio fantasma a caminho dos campos de extermínio. As vozes dos sobreviventes relatam o que não é possível mostrar. “Houve um tempo em que sonhei que este passado nunca mais voltaria. Estava enganada”. Baseado nas memórias de Chil Rajchman, Treblinka: a survivor’s memory (Je suis le dernier juif).

 

Sábado, 16 de setembro

 

14h – RAIVA

Portugal/França/Brasil, 2018, 85min, p/b, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Elenco: Isabel Ruth, Leonor Silveira, Hugo Bentes, Kaio César, Rita Cabaço, Lia Gama, Adriano Luz, Sergi Lopez e Luís Miguel Cintra

Sinopse: Alentejo, 1950. Nos campos desertos do Sul de Portugal, marcados pelo vento, pela miséria e pela fome, a violência explode de repente: vários assassinatos a sangue frio sucedem-se numa única noite. Por quê? Raiva é um conto obscuro sobre o abuso e a revolta, a partir do romance Seara de Vento de Manuel da Fonseca.

 

16h – PARAÍSO

Portugal/França/Brasil, 2021, 85min, cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Sinopse: Um grupo de idosos reúne-se todos os dias nos jardins do Palácio do Catete, antiga sede da Presidência do Brasil, no Rio de Janeiro. Ao cair da tarde, homens e mulheres quase centenários revelam o sentido da vida através de antigas canções de amor. As filmagens deste documentário foram subitamente interrompidas pela pandemia. Assim o filme se transformou numa homenagem a uma geração dizimada.

 

Domingo, 17 de setembro

 

14h - A NOIVA

Portugal, 2022, 81min, cor, 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Elenco: Joana Bernardo, Hugo Bentes, Lola Dueñas, Hossein Hassan, Rekesh Shahbaz, Saman Mustefa, Adil Abdulrahman, Ahmet Zirek, Makena Diop, Dinis Gomes, Bengin Ali, Abdulqadir Bamerni, Neima Abdo, Fatma Ali

Sinopse: Uma adolescente europeia foge de casa para se casar com um guerrilheiro do Daesh. Torna-se uma noiva da Jihad. Três anos mais tarde a sua vida mudou dramaticamente. Vive num campo de prisioneiros no Iraque. É mãe de dois filhos e está grávida outra vez. Mas agora é uma viuva de 20 anos eserá brevemente julgada pelos tribunais iraquianos. Quem é esta adolescente, após três anos de guerra e de lavagem cerebral?

 

15h30 - Conversa com o cineasta SÉRGIO TRÉFAUT

 

Serviço:

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

Horário de funcionamento

Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h

Salas de cinema: conforme a grade de programação.

Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados

 

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)

Sala Oscarito (104 lugares)

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

 

Compartilhe este conteúdo: