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|Mostras| Cinema Novo Britânico ganha mostra gratuita na Cinemateca Brasileira

|Mostras| Cinema Novo Britânico ganha mostra gratuita na Cinemateca Brasileira

Filmes de Lindsay Anderson, Ken Loach, Tony Richardson e Joseph Losey estão entre os 19 títulos a serem apresentados.

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'Kes' / Ken Loach (1969)

 

Os Cinemas Novos das décadas de 1950 e 1960 até hoje fazem espectadores se levantarem de seus sofás para encherem as salas de cinema. Esse fenômeno cinematográfico internacional deu proeminência a autores como Godard e Truffaut na França, Wim Wenders, Herzog e Fassbinder na Alemanha, Milos Forman, Vera Chytilová e Frantisek Vlácil na Tchecoslováquia, e Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Joaquim Pedro de Andrade no Brasil. Porém, pouca atenção é dada ao Cinema Novo Britânico.

Lindsay Anderson, um dos pioneiros do movimento, há muito reclamava que o cinema havia adquirido uma estrutura esnobe, anti-intelectual e emocionalmente inibida. Querendo revolucionar essa estrutura, cineastas como Tony Richardson, John Schlesinger e Ken Loach apostaram em temáticas sociais (as dificuldades da classe trabalhadora do Norte da Inglaterra), no estilo observacional do cinema direto, e, principalmente, no personagem do Jovem Homem Revoltado (Angry Young Man). A mostra Cinema Novo Britânico traz um panorama dessa mistura de neorrealismo, linguagem experimental e anti-heróis. A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.

A mostra será acompanhada de um curso ministrado pela Profª Drª da Universidade de São Paulo, Cecília Mello Antakly composto por quatro aulas: 1- O Free Cinema dos anos 1950; 2- O Cinema Novo Britânico dos anos 1950 e 1960; 3- Reverberações do Cinema Novo Britânico na televisão: Ken Loach; 4- Reverberações do Cinema Novo Britânico na música: dos Beatles ao Arctic Monkeys. As aulas são gratuitas e presenciais aos sábados e domingos das 16h às 18h. As inscrições devem ser feitas pelo site da Cinemateca Brasileira (acesse aqui). Será emitido certificado para aqueles que comparecerem em ao menos três aulas.

PROGRAMAÇÃO

18 DE MAIO, QUINTA-FEIRA

17h, na sala Grande Otelo

Almas em leilão | Room at the Top

Reino Unido, 1958, 117 min, p&b, 16 min.

Direção: Jack Clayton

Elenco: Simone Signoret, Laurence Harvey, Heather Sears, Donald Wolfit, Donald Houston

Sinopse: Um homem ambicioso e de família pobre consegue um emprego no norte da Inglaterra. Ele planeja se casar com a filha do homem mais rico da cidade, contudo se apaixona por uma mulher mais velha e casada.

Comentários: Uma adaptação do romance homônimo escrito por John Braine em 1957. O filme teve ótima recepção de público e foi indicado a seis Oscar, tendo sido premiado com a estatueta de melhor atriz para Simone Signoret e melhor roteiro adaptado.

 

19h, na área externa

O mundo fabuloso de Billy LiarBilly Liar

Reino Unido, 1963, 98 min, p&b, 14 anos

Direção: John Schlesinger

Elenco: Tom Courtenay, Julie Christie, Wilfred Pickles, Mona Washbourne

Sinopse: Um jovem preguiçoso e irresponsável trabalha numa funerária e vive no seu próprio mundo da fantasia, tomando decisões imaturas, contando mentiras e afastando seus amigos e familiares.

Comentários: Baseado no romance de Keith Waterhouse, o filme é inspirado nos kitchen sink dramas e na Nouvelle Vague francesa, com traços do cinema documental. Em 1999, British Film Institute -- BFI, colocou a obra na posição de 76º na lista dos 100 melhores filmes britânicos.


 

19 DE MAIO, SEXTA-FEIRA

 

17h, na sala Grande Otelo

Se... | If...

Reino Unido, 1968, 111 min, cor, 14 anos

Direção: Lindsay Anderson

Elenco: Malcolm McDowell, Christine Noonan, David Wood, Richard Warwick

Sinopse: Uma sátira da vida escolar inglesa, o filme segue um grupo de alunos que preparam uma revolução em um internato masculino.

Comentários: Um marco da cinematografia britânica na época da contracultura dos anos 1960, o filme foi objeto de controvérsias na época de seu lançamento, recebendo um certificado de censura por suas representações de violência. Filmado no mesmo momento das revoltas estudantis em Paris em maio de 1968, inclui diálogos que contestam o sistema e criam apologias da violência. Conquistou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1969. Em 1999, o British Film Institute -- BFI o escolheu como 12º melhor filme britânico do século XX.

 

19h, na sala Grande Otelo

A mulher que pecou | The L-Shaped Room

Reino Unido, 1962, 126 min, p&b, 16 anos

Direção: Bryan Forbes

Elenco: Leslie Caron, Tom Bell, Bernard Lee, Brock Peters, Cicely Courtneidge, Patricia Phoenix, Emlyn Williams

Sinopse: Uma jovem francesa descobre estar grávida e então se muda para uma pensão miserável em Londres frequentada por pessoas que vivem à margem da sociedade. Ali, ela pensa em abortar, enquanto estabelece vínculos com os outros hóspedes.

Comentários: Baseado em no livro homônimo de Lynne Reid, o filme é considerado um kitchen sink drama, movimento cinematográfico ligado ao realismo social. Ao tratar de gravidez fora do casamento e de aborto, temas tabus na época, foi considerado muito polêmico e, por isso, não teve tanto sucesso de público. Além disso, traz personagens raramente representados no cinema naquele tempo, como um jovem negro inteligente e uma atriz lésbica. A protagonista, Leslie Caron, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz por sua atuação nesse filme.


 

20 DE MAIO, SÁBADO

 

14h, na sala Grande Otelo

FILME SURPRESA

 

16h, na sala Grande Otelo

Curso Cinema Novo Britânico

Aula 1: O Free Cinema dos anos 1950

 

18h, na sala Grande Otelo

Um gosto de mel | A Taste of Honey

Reino Unido, 1961, 101 min, p&b, 14 anos

Direção: Tony Richardson

Elenco: Dora Bryan, Robert Stephens, Murray Melvin, Paul Danquah, Rita Tushingham

Sinopse: Uma adolescente grávida deve se virar sozinha quando sua mãe omissa se casa novamente e abandona a filha, deixando a garota apenas com um novo amigo para ajudá-la.

Comentários: Uma adaptação a peça homônima de Shelagh Delaney, de 1958. O filme se tornou um exemplo clássico de um gênero cinematográfico britânico chamado de Kitchen Sink, que partia de um estilo de realismo social para representar a classe trabalhadora. Com Lindsay Anderson e Karel Reisz, Tony Richardson, diretor de Um gosto de mel, é o mais conhecido realizador do Free Cinema, um movimento britânico atrelado a uma "consciência social". Muitos de seus filmes lidam com a classe trabalhadora e incluem adaptações literárias e teatrais para as telas.

 

20h, na sala Grande Otelo

A solidão de uma corrida sem fim | The Loneliness of the Long Distance Runner

Reino Unido, 1962, 104 min, p&b, 14 anos

Direção: Tony Richardson

Elenco: Avis Bunnage, Tom Courtenay, Michael Redgrave

Sinopse: A história de um jovem rebelde de classe trabalhadora que que vai para reformatório depois de um roubo malsucedido. Lá consegue privilégios por meio de sua destreza como corredor de longa distância, que é aproveitada pelo diretor da instituição para tentar conquistar o campeonato entre reformatórios.

Comentários: Adaptação do conto de Alan Sillitoe, o filme retrata o Reino Unido do final dos anos 1950 e início dos 1960 como um país elitista, onde a classe alta goza de privilégios enquanto a classe baixa sofre uma vida dura. Uma crítica aos centros de detenção, que funcionam de forma a manter a classe trabalhadora submissa e obediente. Com Lindsay Anderson e Karel Reisz, Tony Richardson, diretor de A solidão do corredor de fundo, é o mais conhecido realizador do Free Cinema, um movimento britânico atrelado a uma "consciência social". Muitos de seus filmes lidam com a classe trabalhadora e incluem adaptações literárias e teatrais para as telas.


 

21 DE MAIO, DOMINGO

 

14h, na sala Grande Otelo

FILME SURPRESA

 

15h, na sala Oscarito

Curso Cinema Novo Britânico

Aula 2: O Cinema Novo Britânico dos anos 1950 e 1960

 

18h, na sala Grande Otelo

Odeio essa mulher | Look Back In Anger

Reino Unido, 1959, 98 min, p&b, 16 anos

Elenco: Richard Burton, Gary Raymond, Mary Ure, Claire Bloom

Direção: Tony Richardson

Sinopse: Um universitário desiludido e furioso de classe trabalhadora tem uma esposa de classe mais alta. Ele terá que lidar com seu rancor contra a vida e os valores da classe média.

Comentários: Inspirado na peça de John Osborne, trata-se de um exemplo clássico do movimento cultural britânico conhecido como realismo kitchen sink. Com Lindsay Anderson e Karel Reisz, Tony Richardson, diretor de Odeio essa mulher, é o mais conhecido realizador do Free Cinema, um movimento britânico atrelado a uma "consciência social". Muitos de seus filmes lidam com a classe trabalhadora e incluem adaptações literárias e teatrais para as telas.

 

20h, na sala Grande Otelo

O criado | The Servant

Reino Unido, 1963, 116 min, p&b, 14 anos

Direção: Joseph Losey

Elenco: Dirk Bogarde, Sarah Miles, James Fox

Sinopse: Um homem rico se muda para Londres e contrata um criado para cuidar da casa. Aos poucos, ele manipula seu patrão e o coloca em uma posição de subserviência, invertendo a dinâmica das relações de poder anteriormente estabelecidas.

Comentários: Baseado no romance de Robin Maugham, o filme é um drama psicológico de ataque direto à aristocracia inglesa. Considerado uma das obras mais perturbadoras da história do cinema, conquistou grande sucesso crítico e comercial e inspirou o clássico contemporâneo Parasitas de Bong Joon-ho.


 

25 DE MAIO, QUINTA-FEIRA

 

17h, na sala Grande Otelo

Como conquistar as mulheres | Alfie

Reino Unido, 1966, 114 min, cor, livre

Direção: Lewis Gilbert

Elenco: Michael Caine, Shelley Winters, Millicent Martin, Julia Foster, Jane Asher

Sinopse: Um charmoso e egocêntrico galanteador de mulheres que busca apenas o prazer se vê obrigado a questionar seu comportamento, solidão e prioridades.

Comentários: Nomeado para cinco Oscars, o filme teve duas refilmagens (1975 e 2004). A criação mais conhecida do escritor Bill Naughton, a personagem Alfie Elkins surgiu em uma peça de rádio e fez sucesso nos palcos antes de dar ao carismático Michael Caine um dos papeis mais famosos do cinema Britânico da década de 1960.

 

19h, na sala Grande Otelo

A mulher que pecou | The L-Shaped Room

Reino Unido, 1962, 126 min, p&b, 16 anos

Direção: Bryan Forbes

Elenco: Leslie Caron, Tom Bell, Bernard Lee, Brock Peters, Cicely Courtneidge, Patricia Phoenix, Emlyn Williams

Sinopse: Uma jovem francesa descobre estar grávida e então se muda para uma pensão miserável em Londres frequentada por pessoas que vivem à margem da sociedade. Ali, ela pensa em abortar, enquanto estabelece vínculos com os outros hóspedes.

Comentários: Baseado em no livro homônimo de Lynne Reid, o filme é considerado um kitchen sink drama, movimento cinematográfico ligado ao realismo social. Ao tratar de gravidez fora do casamento e de aborto, temas tabus na época, foi considerado muito polêmico e, por isso, não teve tanto sucesso de público. Além disso, traz personagens raramente representados no cinema naquele tempo, como um jovem negro inteligente e uma atriz lésbica. A protagonista, Leslie Caron, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz por sua atuação nesse filme.


 

26 DE MAIO, SEXTA-FEIRA

 

17h, na sala Grande Otelo

Se... | If...

Reino Unido, 1968, 111 min, cor, 14 anos

Direção: Lindsay Anderson

 

19h, na sala Grande Otelo

Tudo começou num sábado | Saturday Night and Sunday Morning

Reino Unido, 1960, 89 min, p&b, 18 anos

Direção: Karel Reisz

Elenco: Albert Finney, Shirley Anne Field, Rachel Roberts, Hylda Baker, Norman Rossington

Sinopse: Um jovem operador de torno mecânico trabalha em uma fábrica à contragosto e passa seus finais de semana bebendo e jogando. Ele vive em relacionamentos com duas mulheres, sendo que uma delas é casada com seu colega de trabalho e está grávida de seu filho e a outra exige que haja um compromisso sério.

Comentários: Uma adaptação do romance homônimo de 1958, escrito por Alan Sillitoe, quem também escreveu o roteiro do filme. A obra apresenta um traço comum nos kitchen sink dramas que é a presença de jovens homens furiosos da classe trabalhadora, que se rebelam contra o sistema de opressões. Em 1999, British Film Institute -- BFI, colocou a obra na posição de 14º na lista dos 100 melhores filmes britânicos.


 

27 DE MAIO, SÁBADO

 

14h, na sala Grande Otelo

FILME SURPRESA

 

15h, na sala Oscarito

Curso Cinema Novo Britânico

Aula 3: Reverberações do Cinema Novo Britânico na televisão: Ken Loach

 

18h, na sala Grande Otelo

Up the Junction

Reino Unido, 1965, 75 min, p&b, 16 anos

Direção: Ken Loach

Elenco: Carol White, Geraldine Sherman, Vickery Turner, Tony Selby, Michael Standing, Ray Barron

Sinopse: Três mulheres operárias no sul de Londres na década de 1960 lidam com família, amizade, romance, sexo e aborto.

Comentários: O quarto episódio da terceira temporada do programa de TV da BBC The Wednesday Play. Controverso, o episódio foi assistido por quase 10 milhões e a BBC recebeu mais de 400 reclamações sobre sua representação de aborto.

 

20h, na sala Grande Otelo

Título: Cathy Come Home

Reino Unido, 1966, 75 min, p&b, 16 anos

Direção: Ken Loach

Elenco: Carol White, Ray Brooks, Winifred Dennis, Wally Patch

Sinopse: Um jovem casal enfrenta problemas financeiros devido ao rígido e problemático sistema de bem-estar de seu país.

Comentários: O sétimo episódio da quinta temporada do programa de TV da BBC The Wednesday PlayCathy Come Home foi votado o melhor drama pelo BFI100 de Televisão Britânica em 2000.


 

28 DE MAIO, DOMINGO

 

14h, na sala Grande Otelo

FILME SURPRESA

 

15h, na sala Oscarito

Curso Cinema Novo Britânico

Aula 4: Reverberações do Cinema Novo Britânico na música: dos Beatles ao Arctic Monkeys

 

18h, na sala Grande Otelo

Kes

Reino Unido, 1969, 110 min, cor, 12 anos

Direção: Ken Loach

Elenco: David Bradley, Brian Glover, Freddie Fletcher, Lynne Perrie, Colin Welland

Sinopse: Um menino de uma família de classe baixa e problemática sofre abusos e humilhações em casa e na escola. Ele consegue fugir dessa dura realidade quando encontra um pequeno falcão e decide treiná-lo.

Comentários: Um dos primeiros filmes de Ken Loach, seu sucesso de público no Reino Unido é atribuído à divulgação boca a boca. Algumas cenas foram dubladas para o lançamento do filme nos EUA devido à dificuldade de entender o dialeto Yorkshire dos atores.

 

20h, na sala Grande Otelo

O pranto de um ídolo | This Sporting Life

Reino Unido, 1963, 134 min, p&b, 16 anos

Direção: Lindsay Anderson

Elenco: Richard Harris, Rachel Roberts, Alan Badel

Sinopse: Frank Machin é um minerador ambicioso que consegue se tornar uma estrela de rúgbi no time dirigido por seu chefe. Apesar do sucesso no campo, ele sente um vazio crescente em sua vida enquanto sua angústia interior começa a se materializar através da agressão e brutalidade. Ele tenta então conquistar uma mulher na esperança de encontrar uma razão para viver.

Comentários: Primeiro longa-metragem de um dos maiores nomes do Free Cinema, movimento cinematográfico ligado ao gênero documental surgido na Inglaterra em meados da década de 1950. O Pranto de um Ídolo é baseado em um romance homônimo escrito em 1960 por David Storey. O filme impulsionou enormemente a carreira do diretor e do ator estreante, Richard Harris, que ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 1963.

 

Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207 -- Vila Mariana

 

Horário de funcionamento

Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h

Salas de cinema: conforme a grade de programação.

Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados

 

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)

Sala Oscarito (104 lugares)

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão.

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