Português (Brasil)

|Estreias| Exibido em Cannes, drama biográfico ‘Limonov: O Camaleão Russo’ será lançado em abril nos cinemas

|Estreias| Exibido em Cannes, drama biográfico ‘Limonov: O Camaleão Russo’ será lançado em abril nos cinemas

Dirigido por Kirill Serebrennikov, o filme retrata a história ultrajante de Eduard Limonov, o poeta soviético radical que se tornou um vagabundo em NY, uma sensação na França e um anti-herói político na Rússia.

Compartilhe este conteúdo:

‘Limonov: O Camaleão Russo’ / Pandora Filmes

 

Baseado no livro best-seller de Emmanuelle Carrère, Limonov, que retrata a história real de Eduard Limonov, o poeta, delinquente, escritor, mendigo, mordomo e político radical russo, o filme abrange ambiciosamente décadas da jornada provocativa de Eddie, o drama biográfico Limonov: O Camaleão Russo será lançado nos cinemas brasileiros pela Pandora Filmes em 17 de abril. Dirigido por Kirill Serebrennikov (A Esposa de Tchaikovsky), o filme retrata as aventuras do poeta e provocador não-conformista Eduard Limonov.

O longa foi exibido no 77º Festival de Cinema de Cannes em 2024, onde foi indicado à Palma de Ouro. A crítica estrangeira reconhece a atuação do protagonista Ben Whishaw, como “gloriosa” destacando aspectos como humor, melancolia e complexidade emocional. Ben é famoso por seus trabalhos em filmes como Perfume: A História de Um Assassino (2006), A Viagem (2012), e a franquia de James Bond, onde interpretou o personagem Q, em 007 - Operação Skyfall (2012), 007 - Contra Spectre (2015) e 007 - Sem Tempo Para Morrer (2021).

Em entrevista, o diretor Kirill Serebrennikov enfatizou a complexidade de Eduard Limonov, destacando sua poesia e a transformação de sua figura ao longo do tempo. Serebrennikov mencionou que o filme busca ir além do romantismo, incentivando o público a confrontar questões desconfortáveis sobre si mesmos. Ao abordar a escolha de filmar em inglês, Serebrennikov explicou que essa opção proporcionava a "distância necessária" para representar Limonov, alinhando-se com a abordagem de Emmanuel Carrère em seu livro.

Limonov: O Camaleão Russo não se limita apenas a mostrar os efeitos das ações de seu protagonista, mas também as repercussões que sua vida cheia de contradições causou nas pessoas à sua volta. Para o diretor, o objetivo do filme é retratar a trajetória de Eduard Limonov com uma abordagem honesta, sensível e respeitosa, tentando capturar a profundidade de um homem que viveu entre a arte, a política e os dilemas pessoais que marcaram sua história.

Kirill Serebrennikov iniciou sua carreira como diretor de teatro e cinema na década de 1990. Seu estilo de direção e jeito de contar as histórias, aborda questões sociais e políticas na maioria de seus filmes. Entre eles, os mais notáveis são Leviathan (2014), A Esposa de Tchaikovsky (2022) e Limonov: O Camaleão Russo (2024). Serebrennikov também fundou o centro teatral Gogol Center em Moscou e enfrentou dificuldades políticas, sendo preso em 2017.

Compartilhe este conteúdo: