|Listas| 10 Filmes Nacionais Para Ficar de Olho em 2025
Uma lista de obras nacionais que chegam em breve às telonas e você precisa conhecer.
O ano de 2024 foi muito bom para o cinema nacional, com filmes como "Ainda Estou Aqui" e "O Auto da Compadecida 2" levando milhões de pessoas aos cinemas e batendo recordes de público.
2025 não parece menos promissor, com títulos aguardados chegando às salas de cinema após passarem pelos mais importantes festivais do globo. Por isso, fizemos uma lista com 10 filmes para você ficar de olho no ano que se aproxima. Confira abaixo:
|
"Baby", de Marcelo Caetano
Após uma premiada passagem por Cannes, o novo longa de Marcelo Caetano segue Wellington, que - após ser liberado de um centro de detenção juvenil - se vê sozinho e perdido nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com os pais ou recursos para reconstruir a vida.
|
"O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho
Com Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido no elenco, o novo filme de Kleber Mendonça Filho será ambientado na década de 1970 e seguirá um professor especialista em tecnologia na casa dos 40 anos, que - fugindo de um passado misterioso - decide voltar ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
|
"Oeste Outra Vez" , de Erico Rassi
Destaque no Festival de Gramado e na Mostra de São Paulo, o faroeste de Erico Rassi - ambientado no sertão de Goiás - segue homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades e são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.
|
"Os Enforcados", de Fernando Coimbra
Exibido em Toronto e um dos melhores filmes da Mostra de São Paulo e do Festival do Rio, a comédia de erros de Fernando Coimbra acompanha o casal Valério e Regina que se vê envolvido em dívidas e traições herdadas da família de Valério. Uma noite, eles encontram o plano perfeito. Mas, ao executá-lo, são sugados por uma espiral de violência que parece não ter fim.
|
"Barba Ensopada de Sangue", de Aly Muritiba
Estrelado por Gabriel Leone e baseado na obra de Daniel Galera, o suspense de Aly Muritiba segue Gabriel, que - após a morte do pai - parte para a praia da Armação em busca de suas origens. O que ele acaba encontrando é uma trama complexa em torno da figura misteriosa.
|
"Enterre Seus Mortos", de Marco Dutra
Produção original do Globoplay com Selton Mello e Marjorie Estiano no elenco, o suspense - baseado na obra homônima de Ana Paula Maia - acompanha Edgar Wilson, um homem sombrio que trabalha como removedor de animais atropelados nas estradas.
|
"Privadas de Suas Vidas", de Gustavo Vinagre e Gurcius Gewdner
Protagonizado por Martha Nowill e Maria Gladys, o terror segue Malu, que sob pressão financeira, aceita organizar o chá revelação de uma vizinha influenciadora e, sem querer, desencadeia uma maldição que transforma as privadas do prédio onde mora em assassinas.
|
"Salomé", de André Antônio
Grande vencedor do último Festival de Brasília, o melodrama queer conta a história de uma jovem modelo que retorna ao Recife para passar o Natal com sua família e se apaixona pelo seu vizinho, um rapaz envolvido em uma misteriosa seita.
|
"Ato Noturno", de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Selecionado para a mostra Panorama do próximo Festival de Berlim, o thriller erótico acompanha Matias, um ator que busca sua primeira grande chance ao estrelato em Porto Alegre, participando de um respeitado grupo de teatro. Quando a notícia de que uma grande série será rodada na cidade chega à trupe, a já saliente rivalidade entre o protagonista e seu colega de apartamento, Fabio, se acirra.
|
"Kasa Branca", de Luciano Vidigal
Premiado no último Festival do Rio e primeiro projeto da Sessão Vitrine Petrobrás a ganhar as telas em 2025, o drama de Luciano Vidigal acompanha Dé, morador da periferia de Chatuba, que passa a viver com sua avó Dona Almerinda, diagnosticada com Alzheimer e com pouco tempo de vida.