Português (Brasil)

|Streaming| Com filmes premiados, clássicos e joias contemporâneas, Filmicca anuncia estreias de outubro

|Streaming| Com filmes premiados, clássicos e joias contemporâneas, Filmicca anuncia estreias de outubro

'Scanners', de David Cronenberg, e o aclamado documentário 'O Ato de Matar', de Joshua Oppenheimer, são alguns dos destaques na plataforma.

Compartilhe este conteúdo:

'Scanners', de David Cronenberg

 

A FILMICCA acaba de anunciar suas estreias de Outubro de 2024, com filmes premiados, clássicos e joias contemporâneas. Entre os destaques estão “Scanners – Sua Mente Pode Destruir”, de David Cronenberg, o aclamado documentário “O Ato de Matar”, de Joshua Oppenheimer, os filmes “Sem Relação” e “A Exposição” da diretora britânica Joanna Hogg, e o festival online de cinema europeu MyMetaStories, com longas e curtas, organizado pela Unifrance.

SCANNERS & MAIS CLÁSSICOS DO CINEMA

Do aclamado diretor David Cronenberg, estreia a versão restaurada de “Scanners – Sua Mente Pode Destruir”. Depois que um homem com habilidades telepáticas extraordinárias, e assustadoramente destrutivas, é capturado por agentes de uma misteriosa corporação desonesta, ele descobre que está longe de ser o único com tais poderes estranhos. Enquanto alguns dos outros "scanners" estão decididos a dominar o mundo, outros estão tentando detê-los. Estreia dia 04 de Outubro.

No mesmo dia estreia o clássico “A Inocente Face do Terror” (1972), de Robert Mulligan. Uma série de acidentes horríveis assolam uma pequena comunidade agrícola no verão de 1935, envolvendo dois irmãos gêmeos idênticos e sua família. Niles e Holland são tão próximos quanto irmãos gêmeos podem ser, porém as aparências enganam e podem ser mortais.

No dia 11 de Outubro estreia “O Segundo Rosto” (1966), de John Frankenheimer. Este incrível suspense segue um banqueiro de meia-idade infeliz, que concorda com um procedimento que simulará sua morte e lhe dará uma aparência e identidade completamente novas, porém isso tem um preço, que pode ser muito além de caro. Também na mesma data chega “Os Amigos de Eddie Coyle” (1973), de Peter Yates, onde um velho capanga está prestes a voltar para a prisão. Esperando escapar de seu destino, ele fornece informações sobre armas roubadas para os federais, enquanto simultaneamente fornece armas para seus amigos assaltantes de banco.

Em “Ninguém Crê em Mim” (1949), o diretor Ted Tetzlaff conta a história de um garoto com uma imaginação bastante ativa, que frequentemente inventa coisas. Porém, um dia ele testemunha um assassinato, mas não consegue fazer seus pais ou a polícia acreditarem nele. As únicas pessoas que o levam a sério são os assassinos, que moram no andar de cima e sabem que ele viu o que eles fizeram. Estreia em 18 de Outubro, assim como o “Caçador da Morte” (1978), do diretor Walter Hill. Estrelado por Ryan O'Neal (“Lua se Papel”) e Isabelle Adjani (“Possessão”), o filme segue um motorista especialista em dirigir carros de fuga para assaltos. Após outra fuga bem-sucedida da polícia, um detetive traça como objetivo principal capturar o Motorista.

Mais de 100 anos depois, “Nosferatu” é uma das obras mais impactantes da história do cinema. Com uma refilmagem dirigida por Robert Eggers (“A Bruxa”) prestes a estrear em 2024, o filme original de F.W. Murnau estreia na FILMICCA em versão restaurada. Na história, o Conde Orlok demonstra interesse em uma nova residência e em Ellen, esposa do agente imobiliário Hutter, após convidá-lo para seu castelo nas montanhas. Depois que Orlok revela sua natureza vampírica, Hutter luta para escapar do castelo, sabendo que Ellen está em grande perigo. Estreia dia 25 de Outubro na FILMICCA, junto com uma das primeiras obras do grande diretor Michael Mann, “Profissão: Ladrão”. O ator James Caan interpreta Frank, um arrombador de cofres profissional, especializado em roubos de diamantes. Ele planeja usar sua renda ilícita para se aposentar do crime e construir uma vida boa para si mesmo, com uma casa, esposa e filhos. Para acelerar o processo, ele decide trabalhar com um importante gangster em um grande golpe.

DOCUMENTÁRIOS PREMIADOS

Pedro Almodóvar apresenta “O Silêncio dos Outros” (2018), um poderoso e poético conto preventivo sobre o fascismo e os perigos de esquecer o passado. Dirigido por Almudena Carracedo e Robert Bahar, revela a luta épica das vítimas dos 40 anos da Ditadura Espanhola sob o comando do general Franco, enquanto organizam um processo internacional inovador e lutam contra um “pacto do esquecimento” em torno dos crimes que sofreram. Estreia dia 04 de Outubro.

Os indicados ao Oscar “O Ato de Matar” e “O Peso do Silêncio” estreiam no dia 25 de Outubro. Ambos são dirigidos por Joshua Oppenheimer, e o primeiro ainda conta com codireção de Christine Cynn. Na Indonésia, o golpe militar de 1965 levou um exército paramilitar a ser promovido a um autêntico esquadrão da morte. Em menos de um ano, mais de um milhão de pessoas foram executadas. Décadas depois, alguns membros desses esquadrões vivem como heróis e desejam contar orgulhosamente sua própria versão da história. Eles concordam não apenas em narrar seus assassinatos brutais, mas em reencená-los diante das câmeras, inspirados pelos filmes americanos que tanto adoram. Essa é a premissa do primeiro longa.

Já o segundo filme, através das imagens captadas pelo diretor no primeiro longa, uma família descobre como seu filho foi morto e a identidade dos assassinos. Adi, oculista e filho mais novo, decide quebrar o feitiço de submissão e terror fazendo algo inimaginável em uma sociedade onde assassinos continuam no poder: confrontar os homens que mataram seu irmão. Ao mesmo tempo em que faz testes em suas vistas, Adi convida esses homens a assumirem a responsabilidade por seus atos.

JOIAS DE REALIZADORES CONTEMPORÂNEOS

Da diretora britânica Joanna Hogg (“The Souvenir”) a FILMICCA apresenta duas obras: “Sem Relação” (2007) e “A Exposição” (2013), que estreiam no dia 04 de Outubro. A primeira segue uma mulher, que está em um relacionamento infeliz e se refugia na casa da família de sua amiga durante as férias na Toscana. Já a segunda explora um retrato íntimo de um casal de artistas contemporâneos, cujos padrões de vida e trabalho estão ameaçados pela venda iminente de sua casa.

No dia 18 de Outubro, três filmes de realizadoras contemporâneas estreiam na plataforma. “Toda Terça-Feira” é o primeiro longa-metragem solo da diretora Sophie Hyde (“Boa Sorte, Leo Grande”). No filme, o amadurecimento da adolescente Billie é acelerado quando sua mãe revela planos para a transição de gênero, e seu tempo juntos se limita às terças-feiras. Esta história carregada de desejo, responsabilidade e transformação foi filmada ao longo de um ano — uma vez por semana, toda semana, apenas às terças-feiras.

O francês “A Rainha de Copas” é dirigido e estrelado por Valérie Donzelli. Nesta abordagem musical sobre a vida cotidiana, Adele fica devastada após um rompimento doloroso. Sua prima distante, Rachel, encontra um emprego para ela e sugere que Adele durma com outros homens para superar seu coração partido. A busca começa, mas Adele não consegue esquecer do rosto de seu antigo amante...

Da diretora americana Eliza Hittman, do aclamado “Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre”, a FILMICCA exibe o seu primeiro longa-metragem “Parece Amor”, que segue a jovem Lila. Ela passa um verão no sul do Brooklyn segurando vela para sua amiga Chiara e o namorado dela. Ansiosa por explorar sua própria sexualidade, Lila decide perseguir Sammy, um homem mais velho, que dizem que ele dorme com qualquer uma.

O premiado e inédito “Dayveon” (2017) completa os lançamentos contemporâneos. Com estreia no dia 25 de Outubro, o filme de Amman Abbasi segue o personagem do título que, após a morte violenta de seu irmão mais velho, luta para encontrar seu caminho em uma cidade economicamente deprimida do Arkansas. Sem pais e com poucos modelos por perto, Dayveon logo se vê dividido entre a atração por uma gangue local e a amizade com o namorado de sua irmã.

MYMETASTORIES – FESTIVAL ONLINE DE CINEMA EUROPEU

Uma iniciativa inovadora mundial da Unifrance com o apoio do programa Creative Europe MEDIA, o MyMetaStories é um festival online de cinema europeu com curtas e longas-metragens que oferece uma experiência única. A FILMICCA é parceira oficial do festival no Brasil e exibirá todas as obras selecionadas. Os assinantes da plataforma terão acesso gratuito ao festival, que ocorre de 11 de Outubro a 3 de Novembro.

Com 20 obras, 7 longas e 13 curtas-metragens, 50% da seleção do festival é composto por filmes realizados por mulheres. Entre os destaques estão o holandês “Kiddo”, de Zara Dwinger, o francês "Antes que as Chamas se Apaguem", de Medhi Fikri, o austríaco "Sun", de Kurdwin Ayub, e o finlandês “Duas Jovens e um Barco”, de Aleksi Delikouras.

A FILMICCA é um streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, do clássico ao contemporâneo, incluindo lançamentos inéditos e exclusivos, com uma curadoria que valoriza filmes realizados por mulheres, histórias LGBTQIAPN+, narrativas negras, obras de novos autores e de diretores renomados do cinema mundial.

Onde assistir: www.filmicca.com.br ou nos apps para Smart TVs Samsung, Smart TVs LG, Smart TVs com Android ou Google TV (Philco, Sony, TCL, AOC, Phillips, entre outras), Apple TV e Amazon Fire TV. E em tablets e smartphones com sistema Android e iOS. Os apps possuem integração para espelhamento via Chromecast e AirPlay.

 

Em Outubro de 2024 na FILMICCA:

04/10: A Inocente Face do Terror, de Robert Mulligan (EUA, 1972) – 16 anos

04/10: Scanners – Sua Mente Pode Destruir, de David Cronenberg (Canadá, 1981) – 18 anos

04/10: O Silêncio dos Outros, de Almudena Carracedo e Robert Bahar (Espanha, EUA, 2018) – 16 anos

04/10: A Exposição, de Joanna Hogg (Reino Unido, 2013) – 16 anos

04/10: Sem Relação, de Joanna Hogg (Reino Unido, 2007) – 16 anos

11/10: O Segundo Rosto, John Frankenheimer (EUA, 1966) – 16 anos

11/10: Os Amigos de Eddie Coyle, de Peter Yates (EUA, 1973) – 16 anos

11/10: Festival MyMetaStories, de 11 de Outubro a 3 de Novembro

18/10: Ninguém Crê em Mim, de Ted Tetzlaff (EUA, 1949) – 14 anos

18/10: Caçador da Morte, de Walter Hill (EUA, 1978) – 18 anos

18/10: Toda Terça-Feira, de Sophie Hyde (Austrália, 2013) – 16 anos

18/10: A Rainha de Copas, de Valérie Donzelli (França, 2009) – 16 anos

18/10: Parece Amor, de Eliza Hittman (EUA, 2013) – 16 anos

25/10: O Ato de Matar, de Joshua Oppenheimer e Christine Cynn (Reino Unido, Dinamarca, Noruega, 2012) – 18 anos

25/10: O Peso do Silêncio, Joshua Oppenheimer (Dinamarca, Indonésia, Noruega, 2014) – 18 anos

25/10: Nosferatu, de F.W. Murnau (Alemanha, 1922) – 14 anos

25/10: Profissão: Ladrão, de Michael Mann (EUA, 1981) – 16 anos

25/10: Dayveon, de Amman Abbasi (EUA, 2017) – 16 anos

Compartilhe este conteúdo: