Português Italian English Spanish

|Especial| Os 15 melhores filmes de 2022

|Especial| Os 15 melhores filmes de 2022


Confira os filmes que amamos assistir durante o ano.

 

2022 terminou, e com isso as listas de melhores e piores do ano estão por toda a internet. Nós obviamente não iríamos ficar fora dessa e deixamos aqui nossa singela lista com os 15 melhores filmes de 2022. Vem com a gente.

 

15. "Carvão" - Carolina Markowicz
Primeiro longa-metragem da premiada diretora de curtas Carolina Markowicz, "Carvão" traz a poderosa atuação de Maeve Jinkings em um ótimo filme que nos alerta da naturalização do absurdo.

14. "All Quiet on the Western Front" - Edward Berger
Um dos favoritos ao Oscar de 'melhor filme estrangeiro', o drama de guerra do alemão Edward Berger nos mostra os horrores de uma guerra sem heróis.

13. "Memoria" - Apichatpong Weerasethakul
Longa mais 'palatável' do aclamado diretor tailandês, "Memoria" brilha ao nos intrigar com a questão do tempo, em mais uma magnífica atuação de Tilda Swinton.

12. "Crimes of the Future" - David Cronenberg
O mestre David Cronenberg retorna às origens do 'body horror' em um neo-noir que questiona a modernidade e o futuro do ser-humano, com o charmoso trio Viggo Mortensen, Léa Seydoux e Kristen Stewart preenchendo a tela.

 

 

11. "Argentina, 1985" - Santiago Mitre
Outro favorito ao Oscar de 'melhor filme estrangeiro', o onipresente Ricardo Darín nos leva às entranhas do maior julgamento da história da Argentina, em um verdadeiro soco no estômago em formato de filme.

10. "Waiting for Bojangles" - Regis Roinsard
O promissor cineasta francês Régis Roinsard mistura fábula e realidade em um encantador conto sobre a loucura e as relações humanas.

09. "Marte Um" - Gabriel Martins
2022 foi o ano de se emocionar com Deivinho e sua família mineira em um dos mais realistas e emocionantes longas nacionais dos últimos tempos, onde o sonho é distante, mas há sempre a esperança de se tornar realidade.

08. "Moonage Daydream" - Brett Morgen
Como narrar vida e obra de um dos mais psicodélicos e multi-facetados artistas da história? Brett Morgen consegue não só narrar, mas transformar em sentimento e sensações a persona de David Bowie.

07. "Bones and All" - Luca Guadagnino
Timothée Chalamet e Taylor Russell nos mostram uma das grandes químicas do cinema em 2022 como um casal de canibais. Coisa que só o genial Luca Guadagnino poderia pensar.

 

 

06. "Nope" - Jordan Peele
Sempre podemos esperar algo bom de Jordan Peele, e dessa vez não foi diferente. O diretor nos brinda com um terror/suspense focado na industria do espetáculo e todos os problemas que a permeiam.

05. "Top Gun: Maverick" - Joseph Kosinski
Se existe alguém que gosta, entende e sabe entregar entretenimento de qualidade, esse alguém é Tom Cruise. "Top Gun: Maverick" é cinema em sua forma mais pura.

04. "Guillermo del Toro's Pinocchio" - Guillermo del Toro e Mark Gustafson
A adaptação de Guillermo del Toro para o clássico da literatura italiana é um verdadeiro deleite visual. Feito inteiramente em stop-motion o filme resgata o significado da obra de Carlo Collodi, há tanto tempo deturpada pela Disney.

03. "The Batman" - Matt Reeves
Matt Reeves nos mostra um cavaleiro das trevas jovem e inexperiente em mais uma faceta do melhor super-herói dos quadrinhos, com ótimas atuações de Robert Pattinson, Zoe Kravitz e Paul Dano.

02. "Aftersun" - Charlotte Wells
Mistura de recordações e emoções, sem nunca apelar para o sentimentalismo barato, Charlotte Wells nos presenteia com o mais agridoce filme do ano. É assistir com uma caixa de lenços do lado.

 

 

01. "Everything Everywhere All at Once" - Daniel Scheinert e Daniel Kwan
O multiverso está vivo e, graças a deus, não é o da Marvel. A dupla The Daniels entrega o filme mais absurdo e niilista de 2022, onde absolutamente tudo acontece e absolutamente nada importa. Basicamente uma síntese do mundo em que vivemos. Genial.