Português Italian English Spanish

|Streaming| MUBI celebra o Dia da Consciência Negra com programação especial

|Streaming| MUBI celebra o Dia da Consciência Negra com programação especial


Composto por 32 filmes, 'Excelência Preta: O Protagonismo Negro no Cinema' inclui de clássicos a tesouros escondidos. Entre eles, seis produções brasileiras.

'Farewell Amor' / MUBI

 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a MUBI, distribuidora global e serviço de streaming com curadoria, apresenta o especial Excelência Preta: O Protagonismo Negro no Cinema. Com 32 filmes e foco em diversas realidades e na importância da representatividade, a seleção celebra a riqueza do talento artístico negro, tanto à frente como atrás das câmeras, e articula as lutas, resiliência e alegria da comunidade negra ao redor do mundo.

Já estão disponíveis 27 títulos e mais cinco chegam à plataforma a partir do dia 21 de novembro. Entre os filmes que já estão no especial, destacam-se os aclamados Lingui, The Sacred Bonds (2021); o documentário Meeting The Man: James Baldwin in Paris (1970); Ó, Sol (1968), restaurado pela The Film Foundation world Cinema Project de Martin Scorsese; Atlantics, de Mati Diop (2009); In The Name of Christ (1993); e o clássico do cinema mudo Dentro de Nossas Portas (1920).

Produções brasileiras reforçam a seleção: Baronesa, de Juliana Antunes (2018); Desvirtude, de Gautier Lee (2021); A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa (2016); Jonas e o Circo Sem Lona, de Paula Gomes (2015); Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro (2014); e Corpo Delito, de Pedro Rocha (2017).

No dia 21 de novembro, Excelência Preta: O Protagonismo Negro no Cinema estreia a Trilogia do Cabelo (Hair Trilogy), da cineasta ganense-americana Akosua Adoma Owusu, formada por curtas que exploram a complexidade da identidade negra: My White Baby (2009), Split Ends, I Feel Wonderful (2012) e White Afro (2019).

Para completar o especial, os curtas de vanguarda Surviving You, Always (2020) e A Human Certainty (2021), do britânico Morgan Quaintance, chegam à MUBI nos dias 28 e 29 de novembro, respectivamente.


Excelência Preta: O Protagonismo Negro no Cinema
Um especial MUBI
mubi.com