Português Italian English Spanish

|Festivais| Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda chega à sua 6ª edição em SP

|Festivais| Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda chega à sua 6ª edição em SP


O festival convida o público a ver e pensar o cinema e a moda, de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, com entrada gratuita.

 

FEED DOG - Festival Internacional de Documentários de Moda chega à sua sexta edição celebrando a volta ao cinema, no formato presencial em São Paulo, e acontece, de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta - Anexo, com todas as sessões gratuitas.


Unindo moda e cinema, o festival apresenta 15 filmes - a maioria inédita no circuito comercial - com importantes nomes da moda e também questões próprias de seu setor. Sendo assim, o festival propõe um olhar 360º em uma indústria que pretende faturar globalmente 1 Trilhão de dólares até 2025, mas é a segunda que mais castiga o meio ambiente.


A programação acontece também em instituições de ensino parceiras - Senac Lapa Faustolo, IED São Paulo, Faap, Faculdade Belas Artes e no Centro Universitário Senac Santo Amaro - com a realização de sessões especiais, mesas de debate, sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade, além de uma masterclass com o estilista Isaac Silva, e um encontro com o estilista e figurinista João Pimenta, todas gratuitas e abertas ao público em geral.


“No Feed Dog buscamos um olhar amplo, que vai além do estilo, do modelo e da vitrine. A indústria da moda é uma das mais complexas do mundo porque inclui criatividade, glamour e investimentos altíssimos, mas também pauta questões cruciais para a sociedade atual como a sustentabilidade, a diversidade dos corpos e a inclusão social, por exemplo" diz Flavia Guerra, curadora do festival.

 

'Salvatore: Shoemaker of Dreams' / Luca Guadagnino

 

O inédito Salvatore: Shoemaker of Dreams, do aclamado diretor Luca Guadagnino ("Me Chame pelo seu Nome", ganhador do Oscar de melhor roteiro, entre diversos prêmios) abre o festival no dia 13 de outubro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta, numa cerimônia para convidados.
O filme conta a história baseada na autobiografia do designer italiano de sapatos Salvatore Ferragamo, desde sua saída da Itália em busca de uma vida melhor, até a criação de sua icônica marca de luxo.


Grandes nomes do universo da moda estão no Feed Dog Brasil em filmes inéditos, como "Io sono il sole", que retrata a vida de Lorenzo Riva, diretor de criação da Balenciaga e um dos protagonistas do prêt-à-porter italiano dos anos 1990; a estilista Mary Quant, no documentário "Quant", dirigido pela cineasta e designer de moda Sadie Frost; o emergente criador Kyle Westphal, em "Let me be me". Já no clássico "Mode in Paris", William Klein, um dos fotógrafos mais influentes do mundo fashion e da história, retrata a efervescente cena da moda francesa no anos 1980 com a trilha sonora de Serge Gainsbourg.


A programação traz também filmes de impacto que convidam à reflexão como "A fashion uprising", sobre um incêndio que matou mais de mil pessoas que trabalhavam numa fábrica de roupas em Bangladesh; os estereótipos, objetificação e sexualização da mulher negra na moda em "Subjects of Desire?"; a digital influencer de 14 anos Leonie, mais conhecida como Leoobaly, em "Girl Gang"; além de empresas como a icônica Joalheria  Tous e a história do Jeans nos Estados Unidos em "Riveted: The History of Jeans".

Mostra Estudantil Fashion Film
Em 2022, o FEED DOG BRASIL apresenta a sua primeira Mostra Estudantil: Fashion Film (Filme de Moda), com filmes realizados por estudantes de moda, cinema e comunicação social sobre temas e questões relacionadas ao mundo da moda.
A equipe artística do festival selecionou uma série de títulos que concorrem ao prêmio de melhor filme no valor de R$ 1.000 (mil reais). A sessão acontece no dia 19/10, às 19h, no Espaço Itaú de Cinema - Anexo, com a cerimônia de premiação após a sessão.

Atividades Formativas
O festival promove uma série de debates, mesas e encontros presenciais em quatro prestigiadas instituições de ensino que são referência no mundo da moda: Faculdade Belas Artes, FAAP,  Senac Lapa Faustolo, Centro Universitário Senac Santo Amaro e IED - Istituto Europeo di Design. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência (sujeitos à lotação da sala).


No SENAC FAUSTOLO, o figurinista JOÃO PIMENTA participa da MESA _FIGURINO: MODA E CINEMA, com Cintia Felix e Thiago Borazanian, docentes do Senac, no dia 13/10, quinta-feira, às 14h. 

Partindo do curta-metragem TECIDO, SIGILO (15’), de Lucílio Jota, a jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra faz a mediação da MESA _ DIVERSIDADE, com a presença do estilista Rafa Silvério, um dos idealizadores do Projeto Sankofa, Jô Souza, docente do Senac, e do diretor  do curta Lucílio Jota, no dia 14/10, sexta-feira, às 14h, no Senac Lapa Faustolo.
No mesmo dia (14), às 15h, a Faculdade BELAS ARTES recebe o Cine Debate com a sessão do longa FIOS DE ALTA TENSÃO (84’), seguida de conversa com o diretor do filme, Sérgio GAG, e os docentes da faculdade Guilherme Bryan e Pedro Ortiz.


IED - Istituto Europeo di Design recebe a MESA_SUSTENTABILIDADE, no dia 17/10, segunda-feira, às 11h. A jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra e os docentes do IED Eloísa Artuso e Christian Ullmann, debatem sobre questões de consumo, condições laborais e a importância de saber de onde vem a sua roupa. O longa A FASHION UPRISING (53’) será exibido antes do bate papo.


Um dos maiores nomes da moda brasileira da atualidade, o estilista ISAAC SILVA, participa de uma Masterclass em que aborda sua trajetória como criador e ativista, no dia 18/10, às 17h, no Senac Lapa Faustolo, mediada por Thatiana Bertoli, docente do Senac.
Também no dia 18/10, às 19h, o festival promove a SESSÃO CINEMA + DEBATE com a exibição do longa THE HISTORY OF JEANS (52’), seguida de debate com Jussara Romão e Orivan Baptista, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta, sobre a história e o atual cenário do jeans no Brasil.


Encerrando as atividades, o Feed Dog Brasil realiza a sessão do longa GIRL GANG (97’), no dia 19/10, quarta-feira, às 9h20, na FAAP. Após a exibição, a jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra conversa com os professores André Fratti e Maíra Zimmermann sobre o mundo dos influenciadores digitais como uma nova indústria.

Programação Completa: www.feeddog.com.br

Serviço: FEED DOG BRASIL 2022 - 6º Festival Internacional de Documentários de Moda13 a 19 de outubro.

Presencial - Espaço Itaú de Cinemas Augusta - Anexo - R. Augusta, 1470Entrada Gratuita.