Português Italian English Spanish

|Estreias| Novo filme de Nicole Garcia, 'Amantes', estreia em 15 de setembro nos cinemas

|Estreias| Novo filme de Nicole Garcia, 'Amantes', estreia em 15 de setembro nos cinemas


Exibido em competição no Festival de Veneza, longa traz no elenco Pierre Niney, Benoît Magimel e Stacy Martin.

'Amantes' / Pandora Filmes.

 

Conhecida como uma das mais provocadoras cineastas francesas da atualidade, Nicole Garcia volta à direção com o suspense AMANTES, que fez sua estreia mundial no Festival de Veneza, e é protagonizado por Pierre Niney, Benoît Magimel e Stacy Martin. O longa tem distribuição, no Brasil, da Pandora Filmes, e chegará aos cinemas no dia 15 de setembro.

Garcia conta que a ideia para o filme partiu de uma sugestão de Jacques Fieschi, com quem trabalhou em filmes como “Um instante de amor” e “O Adversário”. “Ele queria escrever um romance com essa história, mas eu vi um novo caminho para mim, que sempre parti de ideias minhas ou adaptações literárias. Eu vejo o filme como um suspense noir, no qual colocamos os personagens em risco”.

O filme tem, ao centro, um arriscado triângulo amoroso, formado por Lisa (Stacy Martin), seu marido, Léo (Benoît Magiel), quando reencontra uma antiga paixão, Simon (Pierre Niney), que a abandonou no passado. Esse reencontro pode resultar numa tragédia.

Essa história, Garcia e Fieschi dividiram em 3 atos distintos. “Contar a história assim, com 3 personagens, 3 cenários, reflete a ideia do triângulo amoroso. Além disso, de forma mais concreta, nos permitiu trabalhar melhor as elipses da história, e entrar na personalidade, emoções e segredos dos amantes.

Lisa, para a diretora, é a personagem mais complexa de AMANTES, e Stacy Martin trouxe a ela a melancolia e uma espécie de desapego que foram fundamentais. “Depois de abandonada por Simon, ela mergulha no desespero, mas acaba se casando com outro homem, e tem uma verdadeira metamorfose. Ela passa a ser aquilo que os outros querem que ela seja, até o dia que o antigo amor reaparece em sua vida. As mulheres retratadas nos meus filmes costumam ser mal tratadas e humilhadas por homens. Elas se perdem, mas buscam novamente seu caminho, e os filmes permitem que elas consigam recolocar suas vidas nos trilhos.”

Apesar do impulso romântico, do ponto de partida da trama, AMANTES é marcado pelo contexto social do mundo contemporâneo, que a diretora define como cruel e amargo. “O filme começa na vida urbana e noturna da juventude de hoje, na qual o dinheiro circula de forma fria e rápida. Então, depois, outros mundos e outras barreiras sociais se revelam, que irão humilhar Lisa quando um de seus amantes a abandona. Nossos relacionamentos são marcados pela crueldade do mundo, onde não podemos mais viver sem nos machucar. Acredito que isso é o que de mais forte o filme diz sobre a vida atualmente.”

O magnetismo puro do elenco nos prende, assim como a narrativa num mundo marcado pelo ter e não ter. [...] Garcia enfatiza a atmosfera que cerca o trio, e que marca sua inevitável ruína”, escreve Jordan Mintzer, no The Hollywood Reporter. “Noir e romântico, AMANTES coloca o dinheiro lado a lado com os sentimentos, e  explora a busca pela identidade, as relações sociais, o peso dos segredos, do passado. Tudo isso através de uma encenação elegante e refinada”, diz Chloé Ronchin, do CNews.