Português Italian English Spanish

|Crítica| 'Mar de Dentro' (2022) - Dir. Dainara Toffoli

|Crítica| 'Mar de Dentro' (2022) - Dir. Dainara Toffoli


Crítica por Leonardo Ferlin.

'Mar de Dentro' / Califórnia Filmes
 
Título Original: Mar de Dentro (Brasil)
Ano: 2022
Diretor: Dainara Toffoli
Elenco (Vozes) : Monica Iozzi, Rafael Losso, Gilda Nomacce, Fabiana Gugli e Magali Biff.
Duração: 90 min.
Nota: 3,0/5,0

 

Em boa atuação de Monica Iozzi, 'Mar de Dentro' mergulha de cabeça nos pequenos grandes desafios da vida cotidiana.

 

Com foco especial na maternidade, a diretora Dainara Toffoli - conhecida por dirigir a série da Amazon Prime Video 'Manhãs de Setembro' - nos traz um drama cadenciado e com destaque para os pequenos desafios do dia-a-dia.

O filme segue Manuela (Iozzi), uma profissional de sucesso que, ao se descobrir grávida de um colega de trabalho, tem de lidar com a transformação de seu corpo e sua vida. Em meio a tantos desafios, ela se defronta com uma fatalidade que afetará ainda mais seu destino. Quando o bebê nasce, ela tem de aprender a ser mãe mesmo sem gostar, a priori, da maternidade.

O ponto alto do filme, definitivamente, é a boa atuação de Monica Iozzi, que consegue apagar qualquer traço de seu passado humorístico e nos entrega uma personagem madura e crível, com as dores e amores que afligem a todos nós. Mesmo com um roteiro solto, ela convence e lidera as ações nos 90 minutos do filme.

Com tomadas longas e paletas de cores claras, o filme de Dainara Toffoli nos leva ao centro da vida de Manuela, mas falha ao tentar desenvolver os personagens fora do núcleo central do longa, criando uma dificuldade do espectador de 'comprar' muitas das brigas que a personagem central trava.. Destaque negativo para a fraca atuação de Rafael Losso, com um personagem desinteressante e que tenta, a todo momento, afundar o filme no tédio clichê.

O saldo final, no entanto, é positivo. A trama nos envolve em um ritmo próprio, com uma boa edição e com cortes certeiros, mergulhando nesse turbilhão de sentimentos que Manuela sente, no momento mais delicado da vida de uma mulher.